O que fazer em Brotas, SP, Brasil

Pra ir com a família ou com os amigos em uma viagem cheia de aventura e natureza, Brotas é definitivamente o lugar. Separei aqui pra vocês a lista de pontos turísticos em duas partes. Primeiro os lugares pra vocês visitarem, e depois as atividades que vocês podem fazer na cidade.

LUGARES

AREIA QUE CANTA

Uma nascente de água cristalina forma uma piscina natural de areia branca e fina que ao passar de uma mão para a outra (em formato de concha) faz um som muito legal. A nascente vem do rio Tamanduá.

Localização: Fazenda Areia que Canta. A 15 km do centro da cidade.

CENTRO DE ESTUDOS DO UNIVERSO (CEU):

Com apresentação multimídia e observação do céu, o Planetário de padrão internacional é uma ótima opção para incluir na viagem, se o céu estiver aberto, claro.

Duração: 2 horas

FAZENDA TRES QUEDAS

Um dos lugares tradicionais da cidade é a fazenda Três Quedas, o lugar oferece 3 trilhas de nível fácil para as cachoeiras.
O local também conta com lanchonete e Camping.

CACHOEIRA CRISTAL

Localizada em meio a uma furna, a cachoeira possui 15 m de altura e é rodeada por pedras, vegetação e árvores nobres de características marcantes como o Pau-d’alho.
O volume de água da cachoeira não é grande, porém é potável, ótimo lugar para um banho e um gole. 

PARQUE DOS SALTOS

O Cartão postal de Brotas.
Com várias quedas em sequencia e com uma mata ciliar verde em volta, o Rio Jacaré Pepira é uma das atrações mais visitadas da cidade. O ponto de partida é na ponte que sai da calçada da Rua Alfredo Mangilli, e daí você pode seguir por trilhas e quedas. 

Localização: próximo ao centro
Entrada: gratuita

ECO PARQUE CASSOROVA

Eleita pela revista Viagem & Turismo uma das 8 cachoeiras mais bonitas do Brasil o lugar com certeza vale uma visita. A cachoeira Cassorova possui 45 metros de altura e piscina para banho. O Parque aonde esta ocalizada possui estrutura para visitantes que incluem: piscinas de água natural, mini cascata, mirante, trilhas com acesso às duas cachoeiras, restaurante e lanchonete.

Horário: das 9 as 17
Endereço: Fazenda Cossorova – Acesso pela estrada para Patrimônio, a 30 quilômetros do Centro
Fone: (14) 3653-5638
Site: link para o website

CACHOEIRA DOS QUATIS

Com 42 metros de altura a cachoeira esta localizado em um vale fechado , o lugar não tem poço para banho, mas a paisagem compensa a visita.

Localização: Estrada para o Bairro do Patrimônio. Na divisa da Cachoeira Cassorova (20 minutos) e do Sítio Sete Quedas (15 minutos). O acesso mais comum é pela Cassorova

Dica: Ambas as trilhas são íngremes, então vale checar a condição e o tempo antes de ir.

CACHOEIRA DO ASTOR

Cachoeira com duas quedas, a primeira, de 25 metros e apenas 5 minutos de trilha íngreme para chegar. Já a segunda possui 35 metros de altura e 40 minutos de trilha, mas nem precisa dizer né? A paisagem compensa.

 Como chegar: Acesso pela estrada Patrimônio, a 31 quilômetros do Centro de Brotas

CACHOEIRA DO MARTELO

A cachoeira tem 55 metros e pra voce chegar lá precisa fazer uma trilha de meia hora pela mata e fazendo travessia de rio, mas relaxa, que no meio caminho voce vai poder ver a Cachoeira Primavera, de 20 metros. Só pra te dar um animo hein. 

Localização: Fazenda Pinheirinho – Bairro de Pinheirinho, a 12 quilômetros do Centro de Brota
Fone: (14) 3653-1197 / (14) 3653-5072

CACHOEIRA DO SALTÃO

Com 75 metros de altura, a queda-d’água é perfeito pra um rapel, atividade que também é praticada a noite por aqui. O lugar também é acesso para duas cachoeiras, a do Monjolinho e da Ferradura. Veja mais abaixo.

Localização: Estrada para São Pedro, Km 42

CACHOEIRA MONJOLINHO

A cachoeira tem 12 metros de altura e fácil acesso. Perfeito para um banho.

Localização: Cachoeira do Saltão. Estrada para São Pedro, Km 42

CACHOEIRA DA FERRADURA

Com 47 metros, a cachoeira é bem no meio da natureza. 

Localização: Cachoeira do Satão. Estrada para São Pedro, Km 42

RECANTO DAS CACHOEIRAS

O recanto possui duas cachoeiras, a Cachoeira Santo Antônio com 15 metros, e Cachoeira Roseira com 55 metros, ambas são acessíveis por trilhas fáceis e rápidas. O recanto possui estrutura com lanchonete, vestiário e uma piscina instalada no alto de um mirante. Você também pode fazer trilhas, arvorismo, cavalgada, tirolesa e rapel.     

Endereço: Estrada Brotas x Patrimônio, Km 11 – Serra da Roseira
Tel: (14) 3653-4227
Site: link para o website

CACHOEIRA DO ESCORREGADOR

O acesso para a cachoeira é por uma trilha fácil, e no local você encontra algumas quedas d’água e uma piscina natural, além de uma área para Camping.

Localização: Acesso pela estrada para Patrimônio, a 38 quilômetros do Centro

CACHOEIRA SÍTIO SETE QUEDAS

A principal atração do Sítio é a trilha de nível médio (1 km, ida e volta) que passa pelas cachoeiras dos Macacos (35m), dos Coqueiros (18m) e Bela Vista (25m), sendo que as duas últimas permitem banhos.

Localização: Estrada para o Bairro do Patrimônio
Fone: (14) 981181547

REPRESA DO PATRIMÔNIO

Com, aproximadamente, 14,5 hectares, a represa é um ótimo local para se hospedar e ter um espaço para passeio com muita água e atividades de lazer, como: pesca passeios de barco, nado, caiaque e Jet Ski.

Localização: Bairro do Patrimônio, no alto da serra, 25 quilômetros do Centro

ATIVIDADES

RAFTING

Imagem ilustrativa

Diversas empresas oferecem a atividade com preços variados, em geral feitas nas corredeiras do Rio Jacaré Pepira com botes infláveis, capacidade de 4 a 7 pessoas e um instrutor por bote. A maioria das empresas incluem seguro, transporte, equipamento de segurança, guias especializados e treinamento.

Idade mínima: 12 anos ou estatura mínima de 1,20m.
A primeira saída para o Rafting é as 9h00.

TIROLESA

Imagem ilustrativa

Diversas estancias e empresas oferecem a atividade com alturas e extensões diferentes. 

CAVALGADA

Imagem ilustrativa

Diversas estancias e empresas oferecem a atividade.


QUADRICICLO

Imagem ilustrativa

Diversas empresas oferecem a atividade, um dos mais famosos é o do Clube Off Road de Brotas. Aonde você pode ter o acesso para uma cachoeira não explorada e não batizada, atravessando um bosque de eucaliptos, lagos artificiais, travessia de córregos, trechos de mata nativa e visões panorâmicas do vale, em um percurso de aproximadamente 16km.

Horário: 08:00, 10:30, 13:30, 16:00h    |     Duração: 2h
Idade Mínima: 14 anos

ARVORISMO

Imagem ilustrativa

Tendo um grande percurso de arvorismo, várias estancias e empresas oferecem a atividade na área. Normalmente incluem o kit arvorismo (cadeirinha, vagão, polia e capacete) e sob controle de monitores especializados, o participante percorre  trechos aéreos, onde a dificuldade vai aumentando progressivamente. 

BOIA CROSS

Imagem ilustrativa

Normalmente praticado nas águas do Rio Jacaré Pepira com um trecho de aproximadamente 4 Km e com corredeiras classe I e II, a atividade é oferecida por diversas empresas. 

RAPEL NA CACHOEIRA

Imagem ilustrativa

Modalidade eco-esportiva que consiste na descida de rios com o uso de cordas. A atividade é oferecida por diversas empresas em diferentes cachoeiras, com alturas e extensões diferentes.


Cidades para incluir no roteiroItirapina

Receba novidades por e-mail!

Contribua com o meio ambiente

  • Leve seu lixo
  • Recolha lixo se for possível
  • PRESERVE SEMPRE A NATUREZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.