O que fazer em Tapiraí, SP, Brasil

A cidade é cheia de cachoeiras, trilhas e paisagens naturais deslumbrantes, tem cerca de 80% da área dominada pela Mata Atlântica e protegida pela APA – Área de Proteção Ambienta. Gostou né? Então saca só no mapa da cidade, e depois nos pontos turísticos:

TRILHA DOS TUCANOS

Uma trilha segura, inclusive com degraus e de nível fácil. É considerado o lugar perfeito para “birdwatching”, ou seja, observação de pássaros. A trilha, de 850 metros faz parte de um grupo de trilhas na região, que somam, no total, 3.700 metros de trilha. As outras trilhas são: Surucuá (760m), Macuco (910m), Tangará (870) e Juruva (380). As trilhas são bem sinalizadas pelo caminho. Mas da uma olhada nesse mapa abaixo pra ter uma ideia melhor.

MAPA DAS TRILHAS:

Localização: Rodovia SP 79, Km 164
Site: http://www.trilhadostucanos.com.br

CACHOEIRA DO CHÁ

Esse é o principal atrativo da cidade, a cachoeira tem cerca de 30 metros de altura e para chegar lá é uma trilha fácil de mais ou menos 1 km beirando as margens do Rio Corujas. Uma beleza que só, mas atenção, a correnteza é forte o que pode deixar o banho no local difícil. Mas, não desanime, no local também há uma piscina natural para quem adora um banho de cachoeira.

Localização: Bairro do Chá – Estrada Da Fazenda Velha (15 km do centro)

CACHOEIRA DO LIMOEIRO

Lugar com diversas quedas d’água, e como se isso já não fosse bom o suficiente, a queda principal tem uma pequena gruta e uma piscina natural. Quer mais o que? Ah, que o acesso seja fácil? Pronto, garantido. Cachoeira de acesso fácil.

Localização: Bairro do Limoeiro

CACHOEIRA DO ALECRIM

Com 4 metros de altura e uma piscina natural de areia abaixo, a cachoeira, de acesso fácil, é uma das mais conhecidas na cidade.

Localização: Rua Municipal

CACHOEIRA DO BEIJA FLOR

A cachoeira fica em uma área particular, ou seja, se você não estiver hospedado na Pousada pode ser que haja uma taxa para entrar. Mas para chegar até lá são cerca de 3km umas 3 horas de ida e volta, em uma trilha fácil moderada em meio a floresta. Compensa viu, a cachoeira é de água limpa e bem conservada.

Localização: Estrada TRM Km 12 | Pousada Salve Floresta

CACHOEIRA DO JUQUIAZINHO

A Cachoeira possui várias quedas d’água e é muito bonita, a principal delas possui uma gruta e uma piscina natural, porém pode ser que não esteja bom para banho devido a forte correnteza. A trilha até lá é muito bonita. E o nível eu diria que é um fácil moderado. (não recomendado para crianças e idosos.)

Localização: Rua Guilherme Gil | Tpr-42 –  apenas 2km do centro

CACHOEIRA DO CERELO

Com uma queda d’água grande, a cachoeira se encontra no mesmo trecho da Cachoeira do Juquiazinho, mas a trilha até lá é de moderada difícil e é recomendada que se vá com um guia.

CACHOEIRA FITA BRANCA

Essa é uma das maiores da região, com uma trilha longa e de um nível moderado difícil. Durante o trajeto você pode ver o carvoeiro e algumas antas pelo local. A trilha, com o mesmo nome, começa no Mirante da Fita Branca e termina na Trilha do Mestre. Você deve agendar a trilha com antecedência.

Localização: Rodovia SP 79, KM 164,5 | Entrada pelo Parque do Zizo (Cidade de São Miguel Arcanjo)

CACHOEIRA DO TOMBO e do TATU

A trilha até a cachoeira é fácil e bem conservada. Para chegar na cachoeira é necessário realizar a travessia do riacho em vários pontos.

Localização: Estrada TRM Km 12 | Pousada Salve Floresta

CACHOEIRA DO BELCHIOR

A trilha é  fácil e curta, 1 km mais ou menos, e dependendo da onde esteja vindo pode passar um trecho por dentro da água. A Cachoeira possui duas quedas de 15 metros de altura, e é uma boa pedida para um banho de cachoeira.

Localização: acesso pelo km 164,5 da SP 079, sentido Juquiá

CACHOEIRA DO MACUCO

Com uma queda d’água média a cachoeira tem uma piscina natural boa para banho e eu diria que a trilha até o local é nível moderado difícil.

Localização: Estrada da CBA

CACHOEIRA DOS MONOS

Cachoeira com queda pequena e trilha fácil.

Localização: Estrada Piedade, Bairro dos Monos

TRILHA POÇO DAS ANTAS

A trilha para o poço é de nível moderado, cerca de 6,5 km, no local há piscina natural e cachoeira para banhos.

Localização: Estrada TRM Km 12 | Pousada Salve Floresta

CACHOEIRA DAS MOÇAS

O nível da trilha para essa cachoeira é um moderado difícil, e você precisa atravessar e subir o rio para chegar às quedas da cachoeira.

Localização: Bairro dos Valandros

CACHOEIRA DE DEZEMBRO

Pra chegar nessa você vai precisar de um barco, são cerca de 20 minutos até a cachoeira. O mais legal da cachoeira é que há um banco de areia que divide a queda d’água da Represa do Alecrim, ou seja, fria, com águas mais mornas.

CACHOEIRA DA GRUTA

Com uma queda pequena em um buraco fundo, a cachoeira é dentro de uma gruta. O acesso até ela é uma trilha de nível moderado.

Localização: Bairro Belchior

CACHOEIRA DA DENGOSA

Cachoeira com queda pequena e trilha fácil.

Localização: Estrada da CBA

CACHOEIRA DA FARTURA

Cachoeira com uma queda d’água média que forma um poço logo abaixo. A trilha para chegar é moderada difícil.

Localização: Bairro Canelau

PARQUE PIRAQUARA

Espaço de lazer e trilhas ecológicas. Aqui você pode fazer passeio de caiaque, pedalinho, tirolesa, escalada e pesca.

Horário de funcionamento: Sábados e Domingos (modalidade rural), das 9h às 18h.

Contato: (15) 99633-8654.

Localização: Centro


Agora você esta pronto pra ir!
Mas confere como foi a minha viagem primeiro

Receba novidades por e-mail!

Contribua com o meio ambiente

  • Leve seu lixo
  • Recolha lixo se for possível
  • PRESERVE SEMPRE A NATUREZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.