O que fazer em Fez, Marrocos

Uma cidade turística mas com a cultura de centenas de anos atras ainda viva e bem preservada. 
Se eu quiser resumir a cidade seria em dizer que aqui a arquitetura e a cultura estão vivos e cheios de cores.
Confira abaixo uma lista do que fazer na cidade:

Quando for visitar Fez, tenha em mente que sexta-feira é um dia santo. Tipo o nosso domingo. Então pode ser que você encontre várias lojas fechadas, mas final de semana tudo funciona normalmente. 

MEDINA DE FEZ (Fez El Bali)

Medinas são antigos centros comerciais protegidos por muralhas, a de Fez é uma das mais antigas de Marrocos, existindo a centenas de anos. É uma demonstração de como era o mundo na época medieval. A medina de Fez é uma das primeiras medinas em Marrocos, e a maior de todas. Além de ser também uma das mais autênticas, não é a toa que é considerada Patrimônio Histórico Mundial.      

O lugar é lindo, cheio de vida, cores e cheiros. Uma das coisas que você tem que fazer, e que é na verdade inevitável, é se perder na medina! O lugar é tipo um labirinto cheio de lojas de artesanato, temperos, restaurantes, produtos de couros, tecidos e muito mais. Tudo isso em ruas estreitas e cheias de gente!

Outro detalhe, quando você for, garanta que você vai entrar pela Bab Boujloud, the Blue Gate, ou Portão Azul em português. Essa é a entrada mais famosa da medina e é muito bonita de se ver.

TANNERY DE FEZ

Localizado dentro da medina, o Tannery é o local usado para tingir couro, que é um dos produtos mais vendidos em Marrocos. O mesmo, é um dos pontos turísticos mais famosos de Fez. E o que você vai fazer na verdade é visitar uma das lojas que tem vista para o Tannery, dizem que a loja 10 é a loja com melhor visão para o Tannery, mas perto do lugar tem trocentas lojas 10. 😂😂

Uma dica: Por causa do couro o lugar é bem fedido então quando você entrar na loja eles vão te dar uma folha de hortelã para cheirar. A minha dica é, ature o mal cheiro por um minuto pra poder se acostumar com o mesmo e fique com as mãos livres. Ou passe a visita inteira achando o cheiro ruim e tendo que cheirar a plantinha.

Aberto: Todos os dias das 10 as 19

O valor varia de MAD 10,00 ou USD 1,00 a MAD 30,00 ou USD 3,00 por pessoa.

MADRASA BOU INANIA

Ainda dentro da medina, o lugar é um dos poucos prédios religiosos onde não muçulmanos podem entrar.

Fundada no século XIV, funcionou até 1960 como uma escola religiosa e hoje pode ser visitada pelos admiradores de sua arquitetura. Sua característica mais marcante é seu minarete, torre da mesquita, de azulejos verdes.

A visita custa MAD 20,00 ou USD 2,00.

JARDIM SNAN SBIL

Saindo da medina pelo portão azul a esquerda você encontra o Jardim Jan Sbil. É uma boa escolha para passar a manhã em volta da natureza.

Aberto de terça a domingo das 8 as 19:30

Entrada gratuita

PALÁCIO REAL

O palácio em si não é aberto a visitações, mas a vista da cidade inteira compensa a visita.

Entrada gratuita. Acesso via taxi

RUÍNAS DA ANTIGA MURALHA: TOMBEAUX DES MÉRINIDES

São os resquícios da antiga muralha da medina, o melhor aqui é a visão do por do sol e a vista de toda a medina.

Um dos meus pontos favoritos em Fez

MESQUITA DOS ANDALUSINOS

Conhecida também como Mesquita Alandalus ou Mesquita dos Idríssidas o local é uma das mesquitas, local de culto, muito antiga e um monumento histórico no Bairro dos Andalusinos.

UNIVERSIDADE AL QUARAOIYINE

A universidade mais antiga do mundo. Fundada em 859, ela foi criada como uma madraça (escola de ensino do islã), a universidade tratava de assuntos diversos, como política e ciências naturais.

Não é permitido entrar na universidade, mas você pode passear pelo pátio e admirar a arquitetura, a fonte e seus mosaicos e arabescos da entrada.

Anexa a universidade fica também a mesquita de mesmo nome, uma das maiores do continente africano. Contudo, a entrada é somente permitida para muçulmanos.


Agora você esta pronto pra ir!
Mas confere como foi a minha viagem primeiro

Contribua com o meio ambiente

  • Leve seu lixo
  • Recolha lixo se for possível
  • PRESERVE SEMPRE A NATUREZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Top

Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_jal32imgnla3jipopr86frpvt7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0